17/02/2019

As expectativas em torno de ITZY: o que esperar?














Olá pessoas, tudo bem com vocês? Estão de férias ainda ou já voltaram a estudar? Eu pelo menos ainda estou de férias graças a Deus, porque só quem me conhece mesmo sabe o tanto que minha vida fica uma loucura durante a rotina da faculdade.
Hoje aproveitando para estreiar finalmente o blog com um post mais decente (o primeiro foi só de apresentação mesmo), eu vim falar sobre as expectativas em torno da nova girlgroup da JYP: o ITZY, e falar um pouco sobre o que o grupo parece se propor nessa estreia e o que podemos esperar daqui pra frente (talvez) delas.



ITZY, como eu havia dito é a nova girlgroup da JYP Entertainment, conhecida por ser uma das Big 3, ou seja, uma das grandes empresas na indústria do k-pop, já conhecida por ter grandes nomes de sucesso como: Wonder Girls (2007-2017), 2PM, miss A (2010-2017) GOT7 e TWICE. Isso faz então com que ITZY mesmo antes de sua estreia já tivesse uma alta expectativa e até mesmo um hype em torno delas, principalmente por elas serem as "sucessoras" do TWICE que são da mesma empresa e que atualmente é uma das girlgroups de maior sucesso no k-pop.

Resultado de imagem para itzy dalla dalla gif

Além de todos esses fatores que eu já citei, grande parte das meninas do grupo já eram um pouco conhecidas na mídia e pela comunidade kpopper, como por exemplo a Hyujin. que já participou do survival show, MIXNINE organizado pela YG Entertainment (outra empresa de grande renome que também faz parte das Big 3 que mencionei) da qual inclusive foi a vencedora. Nessa mesma época ela foi convidada a fazer parte da YG, porém decidiu ficar na JYP mesmo. Além disso, ela apareceu no Love Yourself Highlight Reel do BTS em 2017.

Imagem relacionada
Hyujin no Love Yourself Highlight Reel (2017)

Outro nome até bem conhecido é a Chaeryeong que já participou também de um survival show, o SIXTEEN, organizado pela própria JYP e que inclusive deu origem ao atual TWICE. Obviamente ela não foi até o final e foi eliminada, porém ela se manteve na empresa e hoje faz parte finalmente do ITZY. Além disso, ela tem uma irmã mais velha, a Chaeyeon, que também já fez parte de grandes realitys shows de talentos, e inclusive do próprio SIXTEEN da qual participou juntamente com sua irmã e também foi eliminada. Atualmente, Chaeyeon faz parte do IZ*ONE,  um grupo feminino temporário formado pelas 12 vencedoras do survival, Produce 48.

Resultado de imagem para chaeryeong sixteen gif
Chaeryeong no SIXTEEN (2015)

Outro nome até bastante familiar é a da Yuji que chamou a atenção do publico após participar do programa The Fan da qual ficou conhecida como "A arma secreta da JYP". Nesse programa ela conquistou o público principalmente pelas suas habilidades de dança.

Imagem relacionada
Yuji no The Fan (2018)

E por fim para completar, as duas integrantes que restam, a Yuna e Lia. A Yuna assim como a Hyujin, também fez uma aparição no Love Yourself Highlight Reel do BTS. A Lia talvez seja o nome mais desconhecido entre as cinco, mas acho que isso se deve pelo fato de ela ter sido a trainee mais recente, ou seja, com menos tempos de treinamento em comparação com as outras integrantes.

Agora falando mais especificamente sobre o grupo em si, a proposta que ITZY até então se mostrava era a de ser um girlgroup mais "girl crush". Para quem não sabe. girl crush é um "subgênero" vamos dizer assim entre os vários conceitos femininos usados no k-pop. É conhecido principalmente por trazer uma imagem mais forte e ousada que o cute, por exemplo que como o próprio nome já diz, é um conceito mais fofo, mais colorido e "amigável". Um dos grandes nomes do girl crush atualmente é o BLACKPINK, por exemplo.

Pelos teasers apresentados, a impressão era que ITZY seria um grupo totalmente girl crush, com um conceito impactante, contrastando com o do TWICE que em comparação já possui um conceito mais voltado para o cute concept. Porém, na música de estreia delas "DALLA DALLA" não ficou certo o que o grupo se propõe a ser: se é um grupo com um conceito girl crush ou cute.

Resultado de imagem para itzy dalla dalla gif

Eu tenho que admitir que o conceito de ITZY está muito mais próximo do girl crush do que do cute. Acho que isso fica evidente principalmente pela identidade que o grupo demonstra pelas roupas, no estilo de dança e até mesmo do MV, porém o real problema mesmo está na música.

A música se destaca por trazer uma letra um tanto quanto empoderadora que abraça o diferente, ficando evidente até mesmo no nome do mini álbum de estreia que é justamente: "IT'Z Different" e  elas reafirmam isso em vários momentos da música como no refrão: "Apenas bonita, mas nem um pouco atraente / Eu sou diferente das outras meninas / Não me meça pelos seus padrões / Eu amo ser eu mesma, eu não sou outra pessoa / Eu me amo / Há algo de diferente em mim, sim" e devo admitir que sim, isso é bem positivo vindo de um grupo de k-pop, principalmente já que sabemos que nessa indústria existem várias pressões estéticas e comportamentais exigidas dos idols, principalmente das femininas.

Apesar de tudo ser positivo aos meus olhos eu acho que o principal problema mesmo é que a música se perde na sonoridade apresentada. Em muitos momentos você ouve e vê uma forte influência do girl crush, já em outros momentos essa ousadia se perde quase que totalmente e fica mais atenuada, como no refrão, por exemplo, fazendo com que muitos digam que essa música ficou "Bagunçada ou confusa demais". Para mim isso pode ser fruto de dois motivos:

1º:  O conceito foi planejado exatamente para ser assim, porque o objetivo delas é ser diferente, ou seja, nem uma coisa nem outra, nem fofo, nem girl crush e isso seria explorado conjuntamente em todos os conceitos. Essa é uma estratégia usada até mesmo por outro girlgroup de grande sucesso, o Red Velvet da SM, porém, ao contrário de ITZY, Red Velvet explora diferentes conceitos em diferentes comebacks. Ora elas apresentam um conceito mais maduro como em Bad Boy e Peek A Boo, ora elas exploram conceitos mais fofos como em Summer Magic, Red Flavor, Russian Roulette e etc. Contudo, é cedo ainda dizer se ITZY irá seguir esse mesmo caminho ou algo parecido com isso.

2º: Esse conceito foi usado para atrair os dois públicos ao mesmo tempo, tanto quem gosta de girl crush quanto quem gosta de cute/color concept. Confesso que isso pode ser uma jogada segura mais ao mesmo tempo nem tanto. Isso porque, ao mesmo tempo que pode atrair e agradar os dois públicos, pode fazer justamente o contrário: afastar os dois, pois o grupo não se propõe a ser nem uma coisa, nem outra.

Resultado de imagem para itzy dalla dalla gif

Confesso que a situação do ITZY é um pouco incerta até agora. Até o momento o grupo está tendo uma boa recepção pelo público em geral, mesmo apesar que grande parte das pessoas que vejo dizem que esperavam algo mais diferente ou mais ousado, algo realmente mais assumido para um conceito girl crush em si. E vocês, o que acharam do debut do ITZY? Quais são suas opiniões sobre o conceito usado? Deixem aqui nos comentários adorarei ler <3

Resultado de imagem para itzy dalla dalla gif

2 comentários:

  1. Estou super atrasada o post é de fevereiro :c Espero que ainda tenha planos de postar, pois eu irei seguir o blog.

    Tudo sim e por ai anjinho? rs Voltei, felizmente. Bom eu não te conheço, mas forças ícone.

    Quando lançaram esse grupo, não sei se ele já existia, ou se foi debut, eu escutei falar muitooo sobre o mesmo. Hoje em dia está bem frio. A JYP tem esse sucesso todo hoje em dia por causa do Twice mesmo, pois por mais que Got7 faça seu sucesso, é o Twice que eles conseguiram colocar na listinha dos "Meu MV tem mais de 200m de acessos". Mas entre Twice e Got7 eu sou mais mais os meninos mesmo kkkk Fly é muito amorzinha sz

    Então é por isso o bafafá todo, algumas das garotas já eram conhecidas. Elas são meio que a junção de 4minute com BLACKPINK pelo jeito. Você me trouxe a curiosidade, eu acho que vou dar uma pesquisada no ITZY e ver o que ele me trás. Espero não encontrar um BLACKPINK², pois pelos gifs deu pra sentir essa pegada. E é totalmente diferente do que a JYP costuma produzir. Me lembra bem mais a YG.

    new blog | peach aesthetic ♥

    ResponderExcluir

Aqui vai algumas regrinhas dos comentários para que a interação de todos sejam respeitados:

* Comentários em anônimo são aceitos;
* Spams serão excluídos;
* Não use palavras de baixo calão;
* Não ofenda nada e ninguém;

OBS: Lembre-se, respeito é bom e é necessário, por isso haja de forma consciente para manter o bom convívio entre todos. Caso o contrário, eu me verei obrigada a excluir o comentário.

Se quiser deixar o link do seu blog/site, pode utilizar esse código:
<a href="LINK DO BLOG">NOME DO BLOG</a>

Obrigada por deixar o seu comentário, e volte sempre <3